Certamente se você é fã de games ou interessado em entrar na indústria de jogos, já ouviu falar da maior conferência de desenvolvedores de games do mundo, a GDC São Francisco. Felizmente não é a unica convenção para desenvolvedores desse porte.

O TGDC

A China conta com um outro GDC igualmente emocionante, o TGDC. Uma conferência de desenvolvedores de jogos, de uma das maiores empresas do mundo nesse segmento, a chinesa Tencent. O evento trata de um compartilhamento de conhecimentos, descobertas e cooperação em novos desenvolvimentos comerciais, técnicos e criativos. Ocorre anualmente na Tencent Institute of Games.

O futuro dos jogos na China

Em 24 de setembro, quando ocorreu o evento, havia muito o que discutir. O primeiro passo para entender esse novo mercado Chines de jogos, é salientar que ao mesmo tempo que o crescimento anual da industria chegou a 5,1% em junho deste ano, existem atualmente cerca de 554 milhões de pessoas baixando e jogando jogos no país. É interessante dizer que o mercado de jogos chinês cresce de uma forma “rude”.

Com este crescimento e a chegada do 5G na China, que ocasiona uma real probabilidade de novos usuários jogando. Os desenvolvedores estão voltando suas preocupações para o futuro e as políticas de marketing e o seu relacionamento com o mercado externo. O objetivo é investir e construir grades IPs e integrar conteúdos. Quem sabe assim, conseguir consolidar os games como a “nona arte”.

O 5G gerou um tópico enorme dentro do evento. Pois apesar de sua rapidez e sua promessa de revolucionar a forma de se jogar jogos online sem utilizar a rede wi-fi, abriu grandes questões para os desenvolvedores.

É esperado que o número de usuários aumente com o lançamento do 5G e que os custos do tráfego cairão proporcionalmente a isto. A maior preocupação dos desenvolvedores chineses é como irão lidar com isso sem perder as experiências únicas prometidas a cada jogador ao abrir o game.

Tencent e o mundo

A Ubisoft está concorrendo diretamente com a Tencent no que se diz respeito ao cenário mundial dos games. Portanto, estamos tendo uma aceleração em P&D, o que nos traz jogos maiores e melhores com o objetivo de se destacar dentro do cenário mundial.

Neste segmento a Tencent está realmente empenhada, isto é inegável. Um exemplo disso é o game mobile já divulgado para testes na China, Game of Thrones: o inverno está chegando. Que conta com a narrativa completa da serie de tv, com escolhas de personagens e eventos épicos da série como o Casamento Vermelho.

Contudo ainda não há data de lançamento mundial para o game, ou previsão de testes em outras partes do mundo.

Saindo das crises

Uma das, ou melhor, a principal estratégia da Tencent em lidar com todos estes problemas apontados, é cooperar com 19 universidades em todo mundo, incluindo o MIT. Essas parcerias buscam facilitar o fluxo livre das idéias, promovendo o progresso artístico e comercial dos jogos na China e no mundo.

Algumas ideias interessantes também foram compartilhadas durante o evento. O chefe de desenvolvimento UIP de League of Legends, Thomas Vu. Compartilhou uma delas a respeito da estratégia de longo prazo da empresa para o MOBA.

Basicamente, trata-se de pegar um jogo e então transformá-lo em um universo inteiro. Portanto é necessário criar novos elementos e além disso, manter os já existentes atualizados para ajudar prolongar o ciclo de vida do jogo. Foi isso que ajudou o Legue of Legends a se tornar este sucesso tão conhecido e aclamado entre os fãs.

O TGDC deste ano já acabou, mas é possível saber de tudo sobre ele e o que está sendo feito no Instituto of Games Tencent em seu site oficial.

Para se manter informado sobre os jogos Mobile, não esqueçam de seguir nossas redes socais.

Author

Apaixonado por games desde o Super Nintendo, atualmente um jogador assíduo de LOL e Battle Royale em geral. Além de estudante de TI nas horas vagas.