Certamente se você é fã de games ou interessado em entrar na indústria de jogos, já ouviu falar da maior conferência de desenvolvedores de games do mundo, a GDC São Francisco. Felizmente não é a unica convenção para desenvolvedores desse porte.
O TGDC
A China conta com um outro GDC igualmente emocionante, o TGDC. Uma conferência de desenvolvedores de jogos, de uma das maiores empresas do mundo nesse segmento, a chinesa Tencent. O evento trata de um compartilhamento de conhecimentos, descobertas e cooperação em novos desenvolvimentos comerciais, técnicos e criativos. Ocorre anualmente na Tencent Institute of Games.
Related Posts
O futuro dos jogos na China
Em 24 de setembro, quando ocorreu o evento, havia muito o que discutir. O primeiro passo para entender esse novo mercado Chines de jogos, é salientar que ao mesmo tempo que o crescimento anual da industria chegou a 5,1% em junho deste ano, existem atualmente cerca de 554 milhões de pessoas baixando e jogando jogos no país. É interessante dizer que o mercado de jogos chinês cresce de uma forma “rude”.
Com este crescimento e a chegada do 5G na China, que ocasiona uma real probabilidade de novos usuários jogando. Os desenvolvedores estão voltando suas preocupações para o futuro e as políticas de marketing e o seu relacionamento com o mercado externo. O objetivo é investir e construir grades IPs e integrar conteúdos. Quem sabe assim, conseguir consolidar os games como a “nona arte”.
O 5G gerou um tópico enorme dentro do evento. Pois apesar de sua rapidez e sua promessa de revolucionar a forma de se jogar jogos online sem utilizar a rede wi-fi, abriu grandes questões para os desenvolvedores.
É esperado que o número de usuários aumente com o lançamento do 5G e que os custos do tráfego cairão proporcionalmente a isto. A maior preocupação dos desenvolvedores chineses é como irão lidar com isso sem perder as experiências únicas prometidas a cada jogador ao abrir o game.
Tencent e o mundo
A Ubisoft está concorrendo diretamente com a Tencent no que se diz respeito ao cenário mundial dos games. Portanto, estamos tendo uma aceleração em P&D, o que nos traz jogos maiores e melhores com o objetivo de se destacar dentro do cenário mundial.
Neste segmento a Tencent está realmente empenhada, isto é inegável. Um exemplo disso é o game mobile já divulgado para testes na China, Game of Thrones: o inverno está chegando. Que conta com a narrativa completa da serie de tv, com escolhas de personagens e eventos épicos da série como o Casamento Vermelho.
Contudo ainda não há data de lançamento mundial para o game, ou previsão de testes em outras partes do mundo.
Saindo das crises
Uma das, ou melhor, a principal estratégia da Tencent em lidar com todos estes problemas apontados, é cooperar com 19 universidades em todo mundo, incluindo o MIT. Essas parcerias buscam facilitar o fluxo livre das idéias, promovendo o progresso artístico e comercial dos jogos na China e no mundo.
Algumas ideias interessantes também foram compartilhadas durante o evento. O chefe de desenvolvimento UIP de League of Legends, Thomas Vu. Compartilhou uma delas a respeito da estratégia de longo prazo da empresa para o MOBA.
Basicamente, trata-se de pegar um jogo e então transformá-lo em um universo inteiro. Portanto é necessário criar novos elementos e além disso, manter os já existentes atualizados para ajudar prolongar o ciclo de vida do jogo. Foi isso que ajudou o Legue of Legends a se tornar este sucesso tão conhecido e aclamado entre os fãs.
O TGDC deste ano já acabou, mas é possível saber de tudo sobre ele e o que está sendo feito no Instituto of Games Tencent em seu site oficial.
Para se manter informado sobre os jogos Mobile, não esqueçam de seguir nossas redes socais.