Como todo mundo já sabe, existem milhares de emuladores para que você jogue free fire no PC. Mas o grande problema é que se você tem um computador ou notebook um pouco mais antigo e não tem grana para fazer um upgrade, jogar é quase impossível. Porém você não precisa ficar desanimado, com as simples dicas que nós iremos lhe dar agora você consegue rodar Free Fire até no ultra!

O notebook usado para testar todas as melhores formas de jogar Free Fire PC fraco é de 5 anos atrás, ou seja, foi lançado em 2015. O PC conta com um processador i3, 4GB de memória RAM e Intel® HD Graphics 4000 integrada ao processador. Calma,se você  tem um processador mais modesto, provavelmente o jogo deve rodar no modo suave! Mas pode ser que ele consiga ser jogado no modo padrão.

Dicas para jogar Free Fire em PC Fraco

Emulador

A primeira coisa que você tem que saber é que o emulador é fundamental nesse processo! Isso porque um emulador pesado e voltado para PCs de alta performance como o Bluestacks, certamente irá dar bastante engasgada e você mal conseguirá jogar o jogo. Portanto, é muito importante fazer a escolha certa do emulador!

Nós recomendamos o MEmu Play pois ele é leve e possui uma versão igualmente leve do Android instalada. Além disso este emulador é sensacional no quesito configurações, e não estamos falando apenas das configurações do teclado para o jogo mas também das configurações de Hardware.

Indicamos que você baixe a última versão do emulador no seu site. Isso porque ela é a versão onde há correções de bugs e teoricamente é a melhor versão atualmente. Mas o bacana do MEmu Play é que você também pode baixar as versões mais antigas do emulador caso você queira. Após a instalação do Memu é necessário que você entre com o seu login do Google para ter acesso a Google Play. Feito isso, você só precisa baixar o Free Fire da loja.

Configurações de Hardware

Placa de Vídeo

Se você tem um PC fraco (notebook) é provável que a sua placa de vídeo seja integrada ao processador, como no nosso caso. Para tirar melhor proveito dessa situação, você pode ativar a opção de otimização da GPU, como mostra a imagem abaixo:

free fire pc fraco

(Essa solução serve também para computadores).

Memória RAM

Essa etapa vai depender de quanto de memória o seu PC tem. Iremos assumir que você possui a mesma quantidade de memória RAM que a gente, ou seja, 4GB. Você pode imaginar que por os 4GB para executar o jogo será a melhor opção, mas isso não é verdade! O seu PC continua executando outras tarefas enquanto você joga e para isso ele precisa acessar a memória RAM! Mas se você estiver com ela toda ocupada isso acabará gerando lags(atrasos) e travamento no jogo. Portanto você deve configurar o uso da sua memória RAM como médio, usando apenas 2GB de RAM. (Caso você possua mais memória RAM o pensamento é o mesmo, nunca coloque toda a memória para rodar o emulador).

Configurações do Windows

Se você está usando Windows 10, provavelmente você tem por aí alguns recursos ativados que não é necessário para o seu dia a dia. Logo você pode identificar esses serviços da Microsoft e excluir um por um manualmente; um bom exemplo disso é o serviço de game do Xbox, se você não utiliza ele está apenas ocupando espaço no seu PC, enfim…

Além disso, você precisa ficar atento aos aplicativos que rodam em segundo plano, pois eles acabam usando um pouco do seu processador e memória RAM para executar tarefas sem que você saiba o que está acontecendo. Para conferir os aplicativos que têm permissão para rodar em segundo plano basta ir em configurações, privacidade e aplicativos em segundo plano. Depois disso basta desativar os aplicativos que você não quer que executem em segundo plano como no exemplo abaixo:

Lembre-se que é um serviço importante e que você deve desativar apenas os aplicativos que realmente não usa no seu dia a dia. Mas você também pode desativar toda a função de executar aplicativos em segundo plano, na primeira opção da imagem – permitir a execução de aplicativos em segundo plano. Após isso reinicie o PC e abra o seu emulador, mas não esqueça que depois de ter acabado de jogar Free Fire terá que ativá-la novamente.

Além dessas pequenas alterações, que têm um impacto significativo na funcionalidade do seu PC. Você deve se atentar em não ter arquivos e pastas desnecessárias guardadas apenas “pesando” o seu computador. Outra coisa interessante que você pode fazer é configurar um plano de energia novo que faça o seu PC funcionar completamente no modo de melhor desempenho.

Modo de jogo

Apesar de ser uma configuração do Windows, o modo de jogo é muito importante, por isso virou um tópico da nossa lista de dicas!

Neste modo o seu PC irá otimizar todas as tarefas e o seu Hardware para executar da melhor forma possível os seus jogos sem travar ou dar lag. Por isso é interessante que você tenha esse modo ativado no PC. Para ativá-lo basta ir em configurações, jogos, modo de jogos e ativar o modo.

Caso o seu PC trave um pouco, você pode desativar o modo enquanto não estiver jogando e ativá-lo novamente quando for jogar. Por alguma razão o modo está com pequenos bugs devido alguma atualização recente do sistema.

Outro emulador para Free Fire em PC Fraco

Caso você não goste do MEmu Play, que é, de fato, a melhor opção para jogar Free Fire em um PC fraco atualmente. Você pode testar o emulador da Tencent, chamado de GameLoop. Apesar de ser ótimo, ele não é estável em relação a configuração personalizada das teclas, que gera diversos bugs durante a partida. Esse é o maior defeito do emulador, fora isso, é um emulador super leve que conta com a sua própria loja de jogos, que felizmente, tem Free Fire disponível!

Caso você use linux, nós temos uma solução não tão leve quanto os emuladores vistos até agora, mas você ainda pode tentar rodar Free Fire no seu PC aplicando as configurações de RAM e GPU citadas anteriormente.

Gostou das nossas dicas, funcionou para você? Conta aí pra gente nos comentários e não esquece de ativar as notificações do site e seguir nossas redes sociais!

Deixe um Comentário

Author

Apaixonado por games desde o Super Nintendo, atualmente um jogador assíduo de LOL e Battle Royale em geral. Além de estudante de TI nas horas vagas.