Final Fantasy é um franchise que existe desde os anos 80 e em várias plataformas. Desde as consoles de arcada a consoles domésticos, não existe um local onde estes jogos não possam ser experimentados. É um franchise de intriga que mistura fantasia e ficção científica. O Final Fantasy é um elemento básico do gênero JRPG, com muitos jogos fantásticos para jogar, que pode não saber por onde começar.
Se estiver à procura de algo totalmente novo ou familiar, Final Fantasy tem tudo o que você precisa. Com as contas FF14, pode mergulhar imediatamente no mundo imersivo de Final Fantasy XIV. Pegue o seu dispositivo compatível com iOS ou Android e explore mundos fantásticos novos. Pegue numa espada ou numa varinha como uma personagem original ou estabelecida e deixe a sua aventura começar!
-
Final Fantasy 7
- Editora: Square Enix
- Criador(es): Square Enix
- Disponível em: iOS + PSP
- Lançado: 31 de janeiro de 1997
- Género: RPG
Não há falta de conteúdo de Final Fantasy 7 por aí. Desde Dirge of Cerberus até ao remake episódico, Final Fantasy 7 é o jogo mais popular da franquia. Naturalmente, recebeu uma versão para dispositivos móveis para que todos possam desfrutar em movimento.
Se você ainda não jogou Final Fantasy 7, esta versão mobile é uma opção aceitável. É o mais próximo possível da versão original, com a opção adicional de desativar os encontros com os inimigos para tornar a exploração um pouco mais fácil.
-
Final Fantasy VI
- Editora: Square Enix
- Criador(es): Square Enix
- Disponível em: SNES , Android , iOS , Nintendo Game Boy Advance , PC , PS1 , PS4 , Switch
- Lançado: 11 de outubro de 1994
- Gênero: RPG
- Nota: Lançamento Pixel Remaster: 2021 (Telemóvel), 2023 (Consoles)
Embora Final Fantasy VI não seja um dos jogos mais recentes, existe uma versão para celular da adição de 1994 à série. Este jogo tem imensas personagens para explorar, uma história bem escrita para acompanhar o jogo em si e uma boa quantidade de construção de personagens, se estiver interessado nisso. Ao contrário de outros jogos do seu franchise, os aspectos de fantasia deste jogo foram substituídos por avanços científicos e tecnologia, aproximando-se mais da realidade. Se queres melhorar a tua experiência de jogo no universo Final Fantasy, talvez queiras considerar a opção de comprar gil FFXIV. Pode fornecer-lhe recursos adicionais e ajudá-lo a progredir mais rapidamente no jogo.
-
Final Fantasy Brave Exvius: War Of The Visions
- Editora: Square Enix
- Programador(es): Square Enix
- Disponível em: iOS + Android
- Lançado: 25 de março de 2020
- Gênero: Estratégia
FFBE War of the Visions contém todas as personagens de Final Fantasy de jogos anteriores, mas leva-te a um mundo vasto com missões multijogador, duelos online, um mundo vasto para explorar e uma série de terrenos 3D lindamente trabalhados. War of the Visions é um spin-off de Brave Exvius, com um sistema de combate tático por turnos e uma história ao estilo de Game of Thrones. Por falar em combate, War of the Visions tem uma opção PvP, que permite lutar contra outros jogadores em vez de inimigos com AI.
-
Final Fantasy 4 Pixel Remaster
- Editora: Square Enix
- Criador(es): Square Enix
- Disponível em: Celular, PC, PS4, Nintendo Switch
- Lançado: 2021 (Dispositivos Móveis), 2023 (Consoles), 1991 (Original)
- Gênero: Jogo de vídeo de interpretação de papéis baseado em turnos
O fato de remasterizações de antigos JRPGs da SNES não terem problemas em caber no celular diz muito sobre o avanço da tecnologia. No entanto, isso não os torna menos valiosos como experiências de jogo.
Quer estejas a colocar um cartucho ou a carregar uma aplicação no teu celular, o Final Fantasy 4 continua a ser um exemplo brilhante de um JRPG. A história avança rapidamente e estamos constantemente a ir a novos locais, enquanto o combate se mantém envolvente, recuando apenas o suficiente à medida que entramos em novas áreas para nos mantermos alerta.
-
Final Fantasy III
- Editora: Square Enix
- Programador(es): Square Enix
- Disponível em: iOS + Android + DS + Windows Phone + Steam
- Lançado: 27 de abril de 1990
- Gênero: RPG
O Final Fantasy III tem um excelente esquema de controlo, que funciona muito bem em dispositivos móveis – e essa é uma das principais razões pelas quais está no topo desta lista. Estes controlos e a natureza descontraída do jogo fazem com que Final Fantasy III seja um excelente jogo para começar a jogar antes de se deixar levar pelo mundo inteiro.
-
Dimensões de Final Fantasy
- Editora: Square Enix
- Programador(es): Square Enix
- Disponível em: iOS + Android
- Lançado: 31 de agosto de 2012 (lançamento mundial)
- Gênero: RPG
Final Fantasy Dimensions é uma nova versão do franchise para dispositivos móveis que capta com sucesso a essência dos jogos Final Fantasy da velha guarda com os seus gráficos de 16 bits. A história gira em torno de dois grupos de aventureiros que tentam curar um mundo dividido em dois.
Os inimigos são uma combinação de excecionalmente fáceis de derrotar e excessivamente difíceis, para grande frustração dos fãs. Além disso, Dimensions utiliza um sistema de trabalho semelhante ao de Final Fantasy 5 para as personagens progredirem, acrescentando uma componente divertida em que te deves concentrar.
-
Final Fantasy VII: Ever Crisis
- Editora: Square Enix
- Criador(es): Applibot
- Disponível em: PC, iOS + Android
- Lançado: 7 de setembro de 2023
- Gênero: RPG
FFVII Ever Crisis tem uma reviravolta que nenhum dos jogadores que experimentaram o original (mencionado acima) esperava. Está a seguir a história de um jovem “herói” Sephiroth. É uma reviravolta suficiente, não acham? Para aqueles que estão à espera de um remake completo, não é o caso. Os gráficos foram muito melhorados, mas, na sua essência, trata-se de um jogo de gacha e de um autobattler. O que vais fazer é melhorar as personagens ao máximo das tuas capacidades e, depois de o combate começar, vais querer deixá-lo no modo automático e só usar as capacidades supremas quando estas carregarem. Temos de dizer que tem melhor aspecto do que qualquer outro jogo FF desta lista.
-
Final Fantasy 15: Edição de Bolso
- Editora: Square Enix
- Criador(es): Square Enix, Summer Time Studio
- Disponível em: PC, iOS + Android, PS4, Xbox One, Nintendo Switch
- Lançado: 18 de fevereiro de 2018
- Gêneros: ARPG, Jogo de luta, Jogo de ação e aventura
Com novos gráficos, jogabilidade e um enredo resumido, podes experimentar a maior parte do que torna o Final Fantasy 15 fantástico, diretamente no teu celular.
O jogo está dividido em dez capítulos, sendo que o primeiro é gratuito. Se não puderes jogar Final Fantasy 15 por não teres as plataformas necessárias, a Pocket Edition é uma excelente alternativa.
-
Final Fantasy 8
- Editora: Square Enix
- Criador(es): Square Enix
- Disponível em: PlayStation (Original) , PC , Switch , PS4 , Xbox One , iOS , Android
- Lançado: 11 de fevereiro de 1999
- Gênero: Role-playing, Videogame com personagem LGBT, Fantasia científica
2021 viu o lançamento do favorito dos fãs Final Fantasy 8 remasterizado para dispositivos iOS e Android. Ele retorna com tudo o que você gostaria de Final Fantasy 8, incluindo uma versão simplificada do sistema Junction que adiciona habilidades aos seus personagens quando você drena a magia dos inimigos.
Não se trata de um remake completo de Final Fantasy 8, mas é um facelift com gráficos atualizados, apresentando o melancólico Squall e os seus amigos em HD. Quer nunca tenhas jogado o jogo original ou queiras voltar a jogá-lo, esta versão do Final Fantasy 8 é uma excelente escolha.
-
Final Fantasy Tactics: A Guerra dos Leões
- Editora: Square Enix, Sony Computer Entertainment
- Programador(es): Square Enix, HI Corporation, Tose
- Disponível em: iOS + Android
- Lançado: 20 de junho de 1997
- Gênero: Ação, Estratégia, Simulação
Final Fantasy Tactics: WotL difere da maioria dos jogos Final Fantasy e atrai os fãs de jogos de estratégia para este universo. A jogabilidade deste jogo é mais parecida com a estratégia tática de mesa do que com o cenário de RPG, que é habitual nesta série. Terá de se envolver num longo conflito entre os dois países e, além disso, desempenhará um papel muito importante no mesmo. Bons gráficos e uma história interessante garantem uma jogabilidade emocionante. Se está cansado dos jogos de Final Fantasy habituais, este pode ser uma ótima escolha.