Certamente você já deve ter ouvido falar sobre os diversos streamings de jogos que estão surgindo atualmente. Existem uma infinidade de serviços que prometem levar a experiência dos jogos de console ao Android e IOS. O mais recente a chegar aos smartphones no Brasil foi o Game Pass, mas existem outros como o Google Stadia e a Amazon Luna.

Mas dessa vez foi a vez da NVIDIA entrar para a lista de marcas que possuem um streaming de games. A empresa que tem sua marca consolidada como uma das melhores desenvolvedoras de chips gráficos, lançou o GeForce Now, uma alternativa barata e na nuvem para quem não tem como ter aparelhos robustos para curtir os melhores jogos!

GeForce Now

GeForce Now

Assim como todas as outras plataformas, a da NVIDIA pode ser jogada em diversos dispositivos diferentes. Ou seja, você poderá jogar no seu PC Windows ou MAC; infelizmente o Linux ainda não está incluso. Smartphone Android e navegadores Chrome e Safari. Um dos lados positivos da plataforma é não necessitar instalar o aplicativo para poder usufruir dos seus benefícios!

Claro que o streaming não deixaria de fora o foco na qualidade gráfica dos jogos! E como era de se esperar, a NVIDIA realmente se empenhou nesse quesito, pois o serviço está cheio de tecnologias que melhoram a imagem e deixam o jogo cada vez mais bonito. Como é o caso do:  RTX  On, NVIDIA High-Lights  e DLSS 2.0 Max FPS.

O GeForce Now já está em uso nos Estados Unidos há um bom tempo. Mas essa expansão para o resto do mundo vem caminhando a passos rápidos. Aqui no Brasil a responsável por coordenar a chegada da plataforma de streaming é a ABYA, uma empresa dedicada a soluções de virtualização gráfica com foco nos serviços de games. Você pode se inscrever para receber informações sobre quando o serviço estará disponível para o Brasil no site oficial do streaming.

Infelizmente antes que o lançamento seja feito no país não há como testar o serviço no Android, pois o servidor da NVIDIA bloqueia os acessos de IPs fora da área de cobertura do streaming. Isso levando em consideração que você instale o APK do serviço, o que não recomendamos!

Qualidade do serviço

Diferente do serviço no Android, no PC conseguimos baixar o aplicativo no site oficial do streaming para os Estados Unidos. Portanto conseguimos visualizar de forma breve como o serviço funciona. Primeiramente você precisará ter uma conta NVIDIA para ter acesso ao conteúdo e conseguir jogar. Já dentro da conta, você tem a opção de utilizar o serviço de graça, o que lhe dá 1 hora de game sem custos; você pode jogar vários jogos durante essa 1 hora. Ou comprar o serviço por U$9,99 que hoje daria cerca de R$54,36 convertendo para reais.

Apesar de 1 hora ser pouco, o serviço oferece mais de 800 títulos para serem jogados gratuitamente, dentre eles CyberPunk, Fortnite, Destiny 2, Dota 2, entre outros gigantes do console e PC. Além disso, o streaming tem parceria com outros serviços como a Steam e Epic Games, por exemplo. Portanto, aqui levantamos uma questão que não sabemos responder ainda: os títulos pagos nesses serviços terão que ser comprados para que possamos jogar? Mesmo que paguemos os U$9,99?

Eu, honestamente acredito que sim, pois o GeForce Now parece ser apenas um intermediário que roda os jogos em hardwares fracos ou excelentes mas em plataformas diferentes da habitual. Por isso é bem provável que os títulos tenham que passar por algum tipo de adaptação para que consigam chegar nas plataformas mobile, semelhante ao que o Game Pass está enfrentando agora!

Você pode estar se perguntando se de fato não há nenhuma alternativa para utilizar o streaming mesmo que ele ainda não tenha sido oficialmente lançado no Brasil. A resposta é bem simples, e sim, há. Mas vamos reforçar o que dissemos anteriormente que não recomendamos que você faça esse procedimento em seu celular pois ele não vem de uma fonte segura!

Usando o GeForce Now

O processo para testar o serviço é simples, você precisará apenas de um PC com uma VPN instalada, existem diversas VPNs gratuitas disponíveis. Depois disso você só precisará se conectar na VPN no servidor dos Estados Unidos e baixar o aplicativo do streaming no seu site oficial! Vale ressaltar que o GeForce Now funciona em praticamente toda a família de processadores Intel 2000 ou superior. Já no Android o streaming funciona nos aparelhos com Android 5.0 ou superior.

O serviço funciona perfeitamente, mas como testamos na conta gratuita, há pequenas restrições além do tempo de execução. O streaming informa que estamos em uma fila para conseguir acessar o jogo gratuitamente, como mostra na imagem abaixo, mas você é totalmente livre para esperar ou testar outros títulos.

Falando da jogabilidade em si, é tudo muito bom mas você irá precisar de uma conexão excelente a internet, afinal estamos jogando online, explicando o serviço grosseiramente. O ideal é que você esteja conectado à internet via cabo de rede, pois a VPN já traz uma lentidão considerável para a sua rede. Mas de forma geral, o jogo roda tranquilamente com uma qualidade incrível (mesmo no baixo). Claro que você pode configurar os gráficos para que fiquem mais adequados a sua máquina, mas depois disso o que realmente pode pesar no jogo é a internet.

Resumidamente, o streaming da NVIDIA é bastante funcional e eficiente. Além de tudo que proporciona, a possibilidade de jogar gratuitamente, mesmo que por pouco tempo, é bastante atraente. Pensando pelo lado dos jogadores mobile, uma hora de jogo grátis enquanto espera em uma fila fora de casa pode ser sensacional!

Gostou da novidade da NVIDIA? Pretende testar o streaming? Comenta aí pra gente e não esquece de ativar as notificações do site e curtir nossas redes sociais.

Deixe um Comentário

Author

Apaixonado por games desde o Super Nintendo, atualmente um jogador assíduo de LOL e Battle Royale em geral. Além de estudante de TI nas horas vagas.