Com certeza a Google Play é a maior loja de aplicativos do Android, e não é para menos. Afinal, a Google; sua desenvolvedora. é a empresa por trás da criação do Android. Mesmo tendo outras opções de lojas para aplicativos existentes como a loja da Xiaomi e outras lojas onde é permitido baixar o diretamente APK. A Google Play permanece sendo a número 1 no Android.

Mas isso não acontece apenas pelo fato da loja já vir instalada em todos os aparelhos Android. Isso também acontece pois a Google está cada vez mais preocupada em garantir um sistema e serviços seguros para os seus usuários. Foi por isso que a loja queridinha dos usuários receberá atualizações na sua política de privacidade.

Nova política de privacidade da Google Play

Google Play
A princípio as mudanças visam tornar mais segura a forma com que as crianças interagem online com outras pessoas. Além disso, elas também devem permitir que os desenvolvedores adicionem novos emojis aos seus aplicativos. Também será possível ver onde os aplicativos estão disponíveis. As mudanças acontecerão de forma gradativa; em três etapas. Ao longo dos meses até abril de 2022. Confira cada uma delas logo abaixo:

1 de dezembro de 2021

Esta será a primeira fase de implementação da nova política. Nela será permitido bloquear aplicativos apenas para determinada região. Ou seja, o aplicativo não ficará mais excluído da loja e disponível apenas para quem possui o link, como acontece hoje em dia.

Um dos motivos que podem fazer um aplicativo ficar indisponível em uma região é ser considerado conteúdo sexual impróprio e / ou palavrão.  Mas o que de fato deve acontecer é um novo leque de possibilidades disponível a favor da Google. Um grande exemplo de como isso pode ocorrer, é os banimentos de regiões por direitos autorais, como já ocorrem com canais no YouTube. Outra medida que entrará em vigor é a proibição de publicação por entidades / movimentos / organizações perigosas que incitem violência civil.

2 de fevereiro de 2022

Os aplicativos que baixam softwares indesejados (MUwS) serão excluídos caso não tenham o seu código reformulado. Isso ocorrerá com base no comportamento do aplicativo. Ou seja, se for identificado que 5% dos aplicativos baixados forem MUwS ou se o aplicativo tem objetivo apenas em baixar MUwS, ele será desativado da Google Play. Esse novo comportamento da loja, põe em riscos alguns aplicativos, principalmente os que possuem como principal função baixar jogos e Apps em troca de dinheiro.

Mas a principal função adicionada neste segundo ciclo, é a implementação de novos emojis. Infelizmente isso só estará disponível em aplicativos que rodem no Android 12 ou que forneçam suporte a biblioteca Unicode Emoji mais recente. Não há nenhuma informação sobre os emojis ou se a Google vem trabalhando em algum novo pack para atualização. Mas os desenvolvedores poderão adicionar livremente as suas criações ao Android. 

1 de abril de 2022

Esse, sem dúvidas, é o ciclo que mais afeta os jogos. Isso porque, é nele que a implementação de controle para as crianças entram em ação!

Nesse terceiro ciclo, a Google Play pretende criar uma espécie de questionário onde os desenvolvedores irão determinar como é a interação das crianças com o seu aplicativo. Caso o jogo / App tenha alguma forma de interação social online com estranhos, ele deve informar métodos de realizar uma comunicação segura. Além disso, também é necessário a presença de um adulto antes que a criança possa realizar o pleno uso do  App.

Portanto, se a interação social for um ponto alto do aplicativo, também deve ser adicionado algum mecanismo de autenticação para o controle. Isso porque o adulto deve permitir, verificar e aprovar o conteúdo que a criança está utilizando. Vale a pena lembrar que esses mecanismos não podem ser de fácil acesso. Afinal, a criança não deve conseguir burlar a autenticação!  Caso o aplicativo tenha objetivo de ser um bate papo online com pessoas aleatórias, ele não deve permitir crianças.

Certamente isso deve implicar em algumas mudanças em jogos online. Mas sentimos falta de algum mecanismo que possa regular as compras que as crianças fazem online por meio da Google Play. Sem dúvidas, esse é um ponto tão importante quanto o que está sendo verificado na terceira atualização.

 

O que você achou da nova política da Google Play? Comenta aí embaixo pra gente e não se esqueça de ativar as notificações do site para não perder nenhuma novidade.

Author

Apaixonado por games desde o Super Nintendo, atualmente um jogador assíduo de LOL e Battle Royale em geral. Além de estudante de TI nas horas vagas.