Console portáteis estão por toda a parte, certamente você já ouviu falar do Nintendo Switch ou se você for um pouco mais velho dos famosos PSP. Assim como os PCs gamers sofreram um verdadeiro Hype atualmente, os consoles portáteis também estão aos poucos passando por isso. Principalmente por serem mini PCs que conseguem rodar jogos e programas do Windows facilmente. Mas tudo isso está prestes a mudar com o lançamento do GPD XP, um console portátil que está sendo desenvolvido com base no  Android que está abrindo portas para um novo universo.

GPD XP

O novo console portátil Android está sendo desenvolvido pela GPD, uma empresa bastante conhecida no ramo dos consoles portáteis Windows. Mas dessa vez a empresa mudou o foco dos gamers de PC para os gamers Mobile. Certamente isso aconteceu pelo crescente número de jogadores mobile que a cada dia aumenta!

Agora, falando do novo console em si, sabemos que ele está sendo desenvolvido para conseguir rodar todos os jogos presentes no Android atualmente.  Dessa forma, para conseguir realizar essa árdua tarefa o GPD XP vem equipado com um sistema que permite mudar os seus controles. Ou seja, você poderá escolher que tipo de controle usar em determinado jogo.

Além disso, essa funcionalidade do novo console portátil é bastante útil, pois nem todos os jogos possuem suporte aos controles. Um bom exemplo disso pode ser visto no vídeo acima, onde o GPD XP está sendo usado para jogar LoL Mobile. O usuário está usando o dispositivo em um lado com o controle encaixado e no outro livre para poder usar tranquilamente os controles sensíveis ao toque na tela.

Tela do GPD XP

Apesar de grande, a tela do novo console Android possui pequenas bordas arredondadas que não permitem que o jogo se expanda por inteiro na tela. Definitivamente não sabemos o porque a GPD tomou essa decisão, afinal, isso é algo que pode impedir certos usuários a comprar o produto!

Em relação ao tamanho, a tela possui um tamanho confortável de 6,8 polegadas. Além disso, ainda podemos encontrar uma pequena câmera na parte esquerda da tela. A princípio não sabemos o porque o GPD XP possui uma câmera, já que a proposta do dispositivo não é ser um smartphone Android, mas sim um console.

Sem dúvidas, um ponto bastante positivo desse console é a sua bateria que possui 7000mAh, ou seja, o sistema promete durar mais de 60hrs em uso moderado. Além disso, o dispositivo também conta 6GB de memória RAM e 126GB de armazenamento.

Precisamos reforçar que apesar de ter todas as características de um aparelho celular, GPD XP não é um! Isso precisa ser relembrado porque mesmo que ele possua uma tela que, diga-se de passagem, foi reciclada de algum smartphone, sem dúvidas, o console possui algumas funções limitadas. Entre elas está o uso da rede 4G. A GPD escolheu para esse dispositivo, receber dados da rede 4G mas não permite que os seus usuários realizem chamadas por ela. Para entender melhor como o 4G funciona no GPD XP, você pode imaginar que o console é um modem que funciona com chip.

O novo console portátil ainda não possui um preço estipulado para venda, ele também ainda não tem uma data prevista de lançamento! Apesar de possuir diversas coisas que realmente chamam a atenção e nos atraem para esse console, acreditamos que a GPD  poderia ter caprichado mais na tela do dispositivo; afinal, a tela deve ser o principal ponto em um aparelho como esse!

O que você achou da criação de um console Android? Acredita que realmente vale a pena? Comenta aí embaixo e não esqueça de ativar as notificações do site.

Author

Apaixonado por games desde o Super Nintendo, atualmente um jogador assíduo de LOL e Battle Royale em geral. Além de estudante de TI nas horas vagas.