Você já pensou enquanto jogava como seria ver a sua construção no Minecraft em sua casa? Felizmente a Mojang, sua desenvolvedora, trouxe essa realidade para nós através da realidade aumentada (RA). E diga-se de passagem, o jogo está muito mais divertido assim!

Minecraft Earth está disponível para testes betas e você pode fazer o download do game na Google Play e desfrutar dessa “tecnologia avançada” que chegou com tudo nessa nova versão do game de graça. Diferente das suas versões para PC e Android/IOS, Minecraft Earth pretende continuar grátis e nós esperamos que essa realidade não mude após os testes betas.

Como funciona

Minecraft Earth funciona basicamente como o Pokémon GO. Ou seja, você sai pelas ruas capturando madeira, plantas, bichinhos, e as vezes esbarra com alguns monstrinhos também. Todo o sistema é bastante simples, igualmente ao Pokémon GO.

Você tem um personagem que pode ser personalizado de acordo com as suas preferência, alguns itens para essa personalização são pagos, mas há uma grande variedade de itens gratuitos que podem ser utilizados. Você pode modificar o seu personagem a hora que quiser.

O sistema de monitoramento do local que você está utiliza o seu GPS para uma melhor estabilidade do sistema. Além disso, o seu personagem se movimenta na mesma hora que você(com pouco delay), caso a sua conexão com a internet esteja boa. E você consegue até ver o seu personagem dentro de uma espécie de carro, quando se locomove rapidamente dentro de algum veículo. O que confesso, é bastante divertido. Mas o mais divertido de tudo é conseguir coletar itens no meio do percurso em paradas rápidas, como sinais de trânsito por exemplo.

A coleta é feita rapidamente, basta tocar no item que deseja coletar e ele logo aparecerá em sua tela em “tela cheia”. Agora basta que você clique na tela umas 3 ou 4 vezes que ele será quebrado e adicionado ao seu inventário.

Vale lembrar que para jogar Minecraft Earth você precisará de acesso à internet Wi-Fi ou dados móveis. Além disso, para jogar com seus amigos e construírem juntos obras incríveis. Vocês devem estar presentes no mesmo ambiente, onde eles lerão o QR code gerado pela sua construção e estarão aptos a vê-la e modificá-la.

A realidade aumentada

A realidade aumentada no Minecraft Earth funciona de maneira bastante simples. Você só precisa escolher o que quer construir, apontar a câmera do seu celular para uma superfície plana e começar!

Uma das partes que eu mais gostei do Minecraft Earth é que eu posso continuar construindo de onde parei em qualquer lugar, desde que tenha uma superfície plana. Isso quer dizer que, se eu estava construindo um navio em meu quarto e fui a um restaurante almoçar, eu posso continuar construindo o meu navio em cima da mesa do restaurante enquanto espero o meu prato chegar.

Os bugs

Como estamos falando de uma versão de teste, não poderíamos deixar de fora os tão temidos bugs. No caso do Minecraft Earth, os bugs que notei não fazem com que o jogo em si perca o significado ou a vontade de continuar construindo, apenas atrapalham um pouco o processo, mas nada que um pouco de paciência não resolva.

O personagem

Como personagem nativo do game eu ganhei um avatar branco e loiro, mas eu preferi personalizar o avatar e deixá-lo um pouco mais a minha cara. Mas em algumas inicializações o jogo voltava ao personagem nativo e ignorava totalmente o que eu tinha criado. Eu sei que não é nada demais e que provavelmente será resolvido na próxima atualização do Minecraft Earth. Mas é uma questão plausível para quem pagou por alguma customização adicional, mesmo em uma versão de teste.

O carro

Confesso que esse bug foi o que eu mais gostei, porque realmente é engraçado e divertido ver o carro se movimentando pela cidade. Mas como nem tudo são flores, e neste caso, apesar de divertido, particularmente achei este o pior bug de todos. Pois o personagem simplesmente sai andando do nada mesmo que você esteja em casa, deitado em sua cama, e tenha acabado de abrir o jogo. Não chega a ser um bug ruim quando você consegue coletar o que estava precisando sem sair de casa, mas as vezes quando o GPS é religado, você volta subitamente e o que tinha no seu raio de alcance sumiu. Isso ocorre mesmo que você não tenha coletado nada. Espero que na nova atualização do Minecraft Earth esse bug seja corrigido. Porque em um jogo voltado ao uso do GPS, um bug desses é bem chatinho.

Erro na Superfície

A gente já sabe que Minecraft Earth permite que voltemos a construir as nossas maravilhosas invenções em qualquer lugar. O problema é que as vezes o sensor da RA não está muito bem, e ele simplesmente não consegue detectar a superfície mesmo que ela esteja na sua frente, literalmente. O erro pode ser tão insistente que mesmo fechando e abrindo o jogo ele persiste. Mas não é nada que não se resolva depois de abrir o jogo umas 3 vezes. É um erro chato, que pode estressar um pouquinho, mas que certamente terá uma resolução rápida por se tratar de uma das principais, se não a principal, forma do usuário se relacionar com o game.

No geral, Minecraft Earth está bem divertido e com uma cara completamente nova. Eu confesso que nunca fui muito fã do jogo, mas adorei a nova cara que a Mojang resolveu dar pro game. Certamente vale a pena conferir a novidade.

Quer continuar conhecendo os novos jogos e as tendências que estão fazendo sucesso no mundo dos games mobile? Então segue a gente nas nossas redes sociais.

Deixe um Comentário

Author

Apaixonado por games desde o Super Nintendo, atualmente um jogador assíduo de LOL e Battle Royale em geral. Além de estudante de TI nas horas vagas.