Minecraft já possui  adaptação para as plataformas mobile há um bom tempo. Entretanto, a Mojang está buscando novas formas de criar e inovar com a saga. Foi pensando nisso que surgiu o Minecraft Earth, um jogo de realidade aumentada (RA) do universo Minecraft.

Resumidamente neste jogo você conseguirá realizar as suas construções Minecraft favoritas  no mundo real. Mas para isso será necessário andar pelas ruas da sua cidade para colher materiais e conquistar moedas. Além disso, você também pode jogar e construir simultaneamente com os seus amigos. Para saber mais detalhadamente sobre o funcionamento do jogo visite o nosso review.

Fim do suporte ao Minecraft Earth

Como o jogo é um título de RA e, logicamente, se parece com Pokémon GO (pioneiro nessa área), para conseguir jogá-lo você precisará sair de casa e andar pelas ruas da sua cidade, além de se encontrar com amigos. Com isso, a Mojang afirmou que o jogo seria descontinuado pois no momento atual (com o mundo inteiro passando por uma pandemia), Minecraft Earth não tem como ser jogado com o fim que lhe foi planejado.

De certa forma os desenvolvedores estão certos, já que o jogo se baseia totalmente em movimentação e colaboração entre seus jogadores. Mas o fim do suporte do jogo nada mais é do que pura logística. Isso porque apesar de ter recursos interessantes como o carro que aparece para o seu personagem quando você está em alta velocidade. O jogo não teve tanto sucesso quanto o seu rival mais velho, logo não traz nenhum lucro para a Mojang!

Além disso, parece que os desenvolvedores imaginavam que seria um pouco mais simples trazer o Minecraft para o mundo real. Pois o jogo está a muito tempo na Google Play como acesso antecipado, mesmo com as constantes atualizações da desenvolvedora. O que torna mais verdade ainda é o próprio pronunciamento da Mojang, que afirma que devido a atual situação irá focar em outros projetos mais viáveis para o momento.  Particularmente acredito que o jogo tinha muito para crescer, mas tenho que concordar com a desenvolvedora. Afinal, o público que joga Minecraft atualmente é totalmente diferente do público dos jogos de RA.

O jogo continuará no ar

Apesar do fim do suporte, a Mojang não pretende deletar (ainda) o jogo da Google Play, (essa é uma boa notícia). Ao invés de deletar o jogo, a desenvolvedora decidiu simplesmente tirar toda a monetização do jogo. Ou seja, as compras dentro do jogo estão totalmente excluídas! Além disso, o custo para construir e ter moedas cairá bastante com o fim dessa monetização.

As mudanças já chegaram ao jogo, então você pode aproveitá-lo sem limites e gratuitamente basta baixá-lo na Google Play. Infelizmente o jogo não ficará disponível para sempre! Isso porque a Mojang resolveu que o jogo ficará no ar até o dia 1° de junho deste ano. Portanto, você ainda tem um bom tempo para conhecer e desfrutar do jogo.

Não há nenhum boato ou especulações de que o jogo está nas mãos de outra desenvolvedora. Mas eu espero que a Mojang aceite a proposta caso ela exista, pois acredito muito no potencial que Minecraft Earth poderia ter!

Quer conhecer tudo sobre o universo dos jogos Android? Então ativa as notificações do site e não esquece de seguir nossas redes sociais.

Deixe um Comentário

Author

Apaixonado por games desde o Super Nintendo, atualmente um jogador assíduo de LOL e Battle Royale em geral. Além de estudante de TI nas horas vagas.