Se você costuma jogar jogos no celular, tenho certeza de que você tem essa pergunta em mente pelo menos uma vez: “Por que o Candy Crush era tão popular?”. O Candy Crush, jogo com mais de um bilhão de downloads, ainda continua trazendo grandes fortunas para os desenvolvedores todos os dias. 

Esteja você preso em uma aula chata ou esperando em um ponto de ônibus e quer matar o tempo basta abrir o Candy Crush para que o tempo voe. O jogo foi lançado há mais de 8 anos e continua sendo um dos jogos mais populares das lojas de aplicativos online.

As estatísticas mostram que nenhum outro aplicativo é tão popular quanto o Candy Crush e suas muitas variantes. Somando todas as versões, nem gigantes de mídia social como Facebook e YouTube, ou aplicativos de namoro como Tinder, têm tantos usuários ou downloads. Mas, como e por que ainda é tão popular depois de todo esse tempo?

Muitos objetivos do jogo

Existem tantos jogos de ‘combinação de três quebra-cabeças’ na comunidade de jogos, mas o que torna o Candy Crush diferente? São os níveis de jogabilidade que os desenvolvedores oferecem. 

Em outros jogos de quebra-cabeça de combinação, não há muita variedade oferecida para atingir a pontuação alvo, mas Candy Crush oferece quebra-cabeças diferentes ou simplesmente objetivos diferentes para concluir uma missão. 

Cada vez que você completa um nível, você está essencialmente completando um objetivo e sente que realizou algo.

Felicidade depois da frustração

Haverá muitos casos em que você está preso em um nível e o sentimento de frustração se arrasta em você. E de repente, você conclui o nível, tendo a sensação de superar um grande obstáculo em sua vida. 

Neste momento, o jogo estimula o jogador a jogar muitas rodadas. Os desenvolvedores de jogos apostaram nesse gatilho e utilizam da felicidade do jogador em obter sucesso depois de ser frustrado por um período de tempo. 

A frustração é tamanha que muitos usuários utilizam VPNs para poder burlar o tempo de espera por novas vidas. VPNs gratuitas também oferecem ótimos recursos como privacidade e acesso antecipado a conteúdos com restrições geográficas e, até hoje, são amplamente utilizados por jogadores mais competitivos de Candy Crush. Falando em competição…

Competição com amigos

Candy Crush não é um jogo multiplayer em tempo real, mas obteve grande sucesso graças ao Facebook. 

No momento em que o jogador vinculasse sua conta do Facebook ao jogo, todos os seus amigos jogando seriam notificados. Aí vem a competição e o ciúme: “Meu amigo já está no nível 525, preciso passá-lo”. 

Além disso, é possível obter brindes e outras vantagens ao convidar e interagir com os seu amigos que também estão jogando Candy Crush. 

O modelo Freemium

Candy Crush, e todas as outras variantes que King criou desde que o original foi lançado, usa um método muito atraente de disponibilizá-lo. Você não precisa pagar para jogar, mas os desenvolvedores podem ganhar muito dinheiro com compras no aplicativo. 

Os jogos são sempre gratuitos para baixar e jogar e você nunca precisa gastar dinheiro, tornando-o facilmente disponível para todos O modelo freemium é um bom equilíbrio entre oferta gratuita para todos e extras premium para quem quer mais. 

Em Candy Crush, você pode pagar por vidas e movimentos extras, desbloquear novos níveis e ganhar reforços. Tudo isso lhe dá uma vantagem ao jogar, facilitando o avanço no jogo. O fato de que tanto o conteúdo gratuito quanto os extras premium tornam o jogo atraente para um público mais amplo.

Brindes

Além do conteúdo pago, o jogo oferece brindes grátis de curto prazo, como vida ilimitada por 15 minutos ou Booster Candies no início do nível por 10 minutos, o que prende o jogador por esse tempo específico.

Como dito, quando algo é oferecido gratuitamente, então você é o produto. O jogo oferece brindes de várias maneiras e, em seguida, faz com que o jogador use esses brindes para obter vantagens e sucesso no jogo em troca de pequenas tarefas. 

Simplicidade é tudo

Por último, usar doces para explorar nossas memórias de infância foi um trabalho brilhante. 

O mundo está passando por um fenômeno estranho onde as pessoas estão procurando ativamente por razões para olhar e interagir com seus telefones. Um jogo como Candy Crush alimenta essa necessidade, dando a você um motivo para gastar seu tempo de inatividade em seu smartphone.

A arte, a exibição, a música, a saga, o tema; todos sincronizam tão perfeitamente que é fácil para os jogadores aceitarem, entenderem e, o mais importante, jogarem o jogo com satisfação – os desenvolvedores merecem elogios por esse tipo de brilhantismo. 

Com tanto uso da psicologia humana seguido de grande estratégia de marketing, Candy Crush ainda quebra os recordes no mundo dos jogos até hoje. Apesar de ser um jogo gratuito, eles ganham milhões todos os trimestres do ano – o que mais se poderia esperar do maior assassino de tempo da década, certo?

Author

Desenvolvedor de Software, Gamer, Fã de eSports e Criador de Conteúdo. Criei o Android Play e outros sites para levar informações precisas para o público Gamer em todas as plataformas.