Não sabemos se a Konami vem enfrentando algum problema com a monetização do Pro Evolution Soccer, mas é fato que a empresa está buscando novas estratégias. Portanto, não é espanto nenhum que a nova iniciativa da empresa, para lucrar cada vez mais, seja mudar toda a dinâmica de distribuição do jogo. Ou seja, agora o seu querido PES ganhará um novo nome, e estará disponível gratuitamente em todas as plataformas (PC, console e mobile). Isso significa que Pro Evolution Soccer daqui pra frente estará disponível apenas em versão digital.
Novo Pro Evolution Soccer
O PES será substituído por um novo jogo chamado de eFootball. Certamente você já deve ter ouvido falar de um título da Konami gratuito e com o mesmo nome no Android, e você não está enganado! Portanto, temos uma questão meio complicada, afinal, a Konami manterá o jogo ou ele será totalmente substituído pela nova versão? Pior do que isso, o jogo será apenas readaptado para as outras plataformas?
Infelizmente ainda não podemos responder essas perguntas com exatidão. Isso porque não há nenhuma informação realmente relevante sobre a nova versão do título divulgada até o momento. O trailer, que você pode ver logo acima, contém pouca jogabilidade. Portanto, ele serve apenas para criar hype em cima da ideia de um PES totalmente gratuito. Mas tudo indica que o jogo chegará com uma cara totalmente nova em todas as plataformas.
Lançamento
O novo Pro Evolution Soccer está sendo desenvolvido usando o Unreal Engine; um motor de desenvolvimento de jogos da Epic Games. Portanto, estamos esperando um desempenho realmente incrível nessa nova versão do PES!
A boa notícia é que o jogo já está prestes a ser lançado nos consoles mais novos; confira abaixo uma lista com os consoles divulgados. O eFootball chegará por volta de setembro a novembro. Ainda não há uma data pré-definida.
Dispositivos que receberão o eFootball nessa primeira fase:
- PlayStation 4
- PlayStation 5
- Xbox Series X/S
- Xbox One
- PC
Além disso, vale lembrar também que a estreia do jogo nos dispositivos móveis ainda não possui uma data concreta. Mas já sabemos que o seu lançamento deve ocorrer logo na segunda fase, junto com a chegada nos outros consoles.
Apesar de ser uma excelente ideia ter o PES gratuitamente todo ano, ainda não ficou claro até que ponto isso é realmente positivo. Afinal, tirar a monetização de um jogo completo geralmente implica em uma grande parte do conteúdo da sua nova versão ser pago. Ou uma enxurrada de itens desnecessários que acabam sendo necessários para continuar aproveitando o título. (Como a necessidade de comprar gasolina em jogos de corrida, por exemplo). Mas ainda é muito cedo para dizer como o novo Pro Evolution Soccer será de fato.
O que você achou da nova proposta da Konami? Estava ansioso por esse momento em que não precisará mais pagar para jogar o PES? Comenta aí embaixo pra gente saber, e não esqueça de ativar as notificações do site para não perder os próximos passos do eFootball.