Free Fire assim como PUBG é um jogo muito jogado nos emuladores – que possuem um mercado gigante. Pensando nisso resolvemos trazer esses 4 emuladores que foram testados por nós para que você consiga rodar o jogo sem problemas. Caso você tenha um PC fraco, não se preocupe, alguma das nossas dicas rodaram perfeitamente no seu PC! Entre os emulador Free Fire para PC da nossa lista estão: Bluestacks e GameLoop (emulador da Tencent).

Se você utiliza uma distribuição linux como sistema principal, não se preocupe, nós também fizemos um post para você sobre!

Requisitos da máquina de teste

O objetivo desse review é fazer que até mesmo os PCs mais fracos possam rodar Free Fire de forma limpa e sem crashar. Portanto a máquina (um notebook) usada não foi das mais potentes, tendo os seguintes requisitos:

  • Processador: i3 4º geração com 2 núcleos e 4 threads.
  • RAM: 6 GB.
  • Chip Gráfico: Intel® HD Graphics 4600.

Emulador Free Fire

Bluestacks

emulador free fire 1
Download: Bluestacks disponível para Windows e Mac.

Certamente você já ouviu falar desse emulador Free fire, isso porque ele é o mais usado pelos jogadores profissionais e nós sabemos o motivo. Bluestacks é um emulador estável, com ótimos recursos e fácil de configurar. O emulador reconhece todos os componentes do computador facilmente e possui uma instalação simples. Outro ponto positivo do emulador é o vínculo com a Google Play, o que facilita muito na hora de instalar os jogos; se você é usuário Samsung, a Samsung Play também está disponível.

Falando da jogabilidade em si do Bluestacks, da claramente para notar o porque o emulador é considerado o melhor pelos profissionais. O emulador inicia rapidamente os jogos e não apresenta nenhum problema quanto a isso. A configuração personalizada do teclado é fácil de ser feita e não há nenhum bug na execução de uma partida. Porém se você está pensando em jogá-lo em PCs mais fracos, ele pode apresentar pequenos travamentos ao longo do tempo. Ou seja, em algumas partidas ele fica pesado e você pode perder alguns segundos enquanto corre pelo mapa.

A solução para isso é ir modificando as configurações do emulador e testando qual a melhor se encaixa pra você. No nosso caso a melhor escolha foi: processador usando 2 núcleos, 4GB de RAM e gráfico com OpenGL. Mas não conseguimos jogar no ultra, apenas no padrão.

MEmu Play

memu

Download: MEmu Play disponível apenas para Windows.

Esse emulador Free Fire tem uma interface mais parecida com o Android, ou seja, ele é pouco customizado. Ele também possui uma instalação e utilização bem simples e intuitiva. Podendo ser configurado facilmente os componentes de hardware do seu PC. MEmu vem instalado com alguns aplicativos padrões, como qualquer aparelho Android, mas você pode desinstalá-los quando quiser.

O emulador é leve e possui uma configuração personalizada de teclado simples de ser feita e completa, mas pode apresentar alguns bugs ao modificar algumas teclas que são resolvidos com uma simples reinicialização do MEmu. Para PCs fracos o MEmu é uma ótima escolha pois ele precisa de poucos recursos para ser utilizado e ainda possui no seu site versões antigas que podem ser mais compatíveis com PCs mais antigos.

Quando a jogabilidade o MEmu se mantém estável, sem crashar, lags ou qualquer tipo de interferência na nossa máquina de teste. O emulador realmente cumpriu o seu propósito e se mostrou bem eficiente mesmo jogando com tudo no ultra!

Leia também

GameLoop

game loop
Download: GameLoop disponível somente para Windows.

GameLoop é o emulador da Tencent, criado inicialmente para o PUBG! Mas agora, felizmente, o emulador recebe praticamente todos os jogos do Android. Porém ele não utiliza a Google Play como a sua loja de jogos mas sim uma loja própria. Isso é uma maravilha até certo ponto, pois as vezes ao atualizar, o jogo não consegue abrir e será preciso instalá-lo novamente. Porém o emulador é, sem dúvidas, uma das melhores alternativas para quem tem um PC fraco.

Isso porque o emulador é absurdamente leve e executa todas as suas tarefas com facilidade. Além disso, a configuração do emulador é simplesmente fantástica. Você pode personalizar todo o seu hardware e seu teclado. Mas infelizmente a configuração de teclado do GameLoop não é tão boa quanto dos seus rivais; o que pode causar muito estresse durante a sua configuração personalizada!

Nós, certamente, não fomos felizes na configuração do teclado do jogo mas acabamos descobrindo que ao entrar no site do emulador e mudar a língua o Download do emulador é diferente; não sabemos o porque. Mas felizmente a versão chinesa do emulador é a mais estável de todas e você pode mudar o idioma para português depois de instalado.

No quesito jogabilidade o GameLoop da um show! Isso porque o emulador é simplesmente fantástico. Dos nossos testes foi o que menos “comeu” memória RAM e processamento durante a execução do Free Fire mesmo com tudo no ultra, o que permite com que o PC responda a qualquer comando (dentro ou fora do jogo) rapidamente. Se você, assim como eu, ama jogar ouvindo musica, esse emulador é pra você!

LDPlayer


Download: LDPlayer disponível para Windows e Mac.

Esse emulador é certamente, o mais parecido com o Bluestacks. LDPlayer possui até mesmo uma interface personalizada mais limpa e também atrelada a Google Play. Ele também possui as configurações personalizadas de hardware de fácil acesso e suporte simplificado a mudança de teclas do seu teclado e a joysticks. Porém ele é um pouco mais pesado que o seu concorrente!

Apesar de possuir no seu site dois tipos de Android disponíveis rodando em 32 bits e uma versão do emulador em 64 bits, LDPlayer foi o emulador mais pesado que testamos nesta lista. O que tornou sofrido a execução do Free Fire dentro do emulado; sim, nós testamos todas as versões disponíveis para download. A fácil instalação ajudou bastante nesse processo…

Mas ao passar para uma máquina um pouco mais potente, o LDPlayer cumpriu o seu propósito e executou o jogo em perfeito estado, até mesmo no ultra. Por ser uma alternativa super parecida com o Bluestacks entendemos o seu peso. Porém o emulador é “vendido” como um emulador leve. Ou seja, que pode ser executado em todos os tipos de PCs; o que infelizmente não foi verdade.

Apesar de não ter crashado em nenhuma partida os lags tomam o jogo impossível de ser jogado; principalmente em partidas rápidas como CS ou importantes como na rank. Mas como já foi dito anteriormente, em PCs mais potentes ele funcionou muito bem! Portanto é mais uma questão de potência da máquina do que do emulador em si.

Você já testou algum desses emuladores para jogar Free Fire? Comenta aí pra gente! Não esquece de ativar as notificações do site para não perder nenhuma novidade.

Deixe um Comentário

Author

Apaixonado por games desde o Super Nintendo, atualmente um jogador assíduo de LOL e Battle Royale em geral. Além de estudante de TI nas horas vagas.