Os fãs da Sega foram pegos de surpresa nesta semana ao perceberem que diversos jogos clássicos da empresa desapareceram das lojas de aplicativos para Android e iOS.

Sem um anúncio oficial ou aviso detalhado por parte da empresa, títulos icônicos como Sonic CD, Crazy Taxi, Streets of Rage e outros foram removidos das plataformas móveis — todos faziam parte da iniciativa Sega Forever, criada para manter viva a herança da Sega em dispositivos modernos.

Apesar da falta de uma comunicação pública, usuários que ainda tinham os jogos instalados relataram ter recebido um pop-up dentro dos aplicativos, informando sobre a descontinuação. Curiosamente, antes de serem retirados, os jogos passaram a estar disponíveis gratuitamente, permitindo que os jogadores os baixassem e “possuíssem” definitivamente — ao menos até serem removidos das lojas.

Jogos afetados pela remoção

A lista de jogos retirados inclui:

  • Sonic CD

  • Sonic the Hedgehog 4: Episode 2

  • Streets of Rage

  • Streets of Rage 2

  • Crazy Taxi

  • Super Monkey Ball: Sakura Edition

  • Virtua Tennis Challenge

  • Shining Force Classics

  • Golden Axe Classics

Todos esses títulos integravam o programa Sega Forever, lançado em 2017 como uma forma de disponibilizar jogos retrô da Sega para smartphones com suporte a anúncios — com opção de pagamento para removê-los. No entanto, a iniciativa agora parece ter sido discretamente encerrada pela empresa.

Mais uma onda de deslistagens

Esta não é a primeira vez que a Sega remove seu catálogo clássico sem grandes explicações. Em dezembro de 2024, a empresa também deslistou mais de 60 jogos das lojas de consoles e PCs, incluindo Jet Set Radio e Crazy Taxi. A movimentação reforça rumores de que a Sega estaria planejando lançar um serviço de streaming próprio, com uma curadoria de jogos retrô sob demanda.

Ainda não há confirmação oficial sobre essa suposta plataforma, mas o comportamento recente da Sega sugere que a empresa pode estar consolidando seu acervo para um lançamento futuro.

Por enquanto, os jogos que não foram lançados como parte do Sega Forever ainda continuam disponíveis nas lojas de aplicativos. Porém, diante do histórico da empresa, os jogadores estão em alerta para possíveis novas remoções.

Resta saber se a Sega irá se pronunciar oficialmente ou revelar seus planos futuros para os seus jogos retrô — que, mesmo décadas depois, continuam com uma base de fãs apaixonada.

Fonte: The Gamer.

Author

Jornalista do Android Play, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos. É apaixonada pelos filmes do Studio Ghibli e astronauta do Astroneer.