No dia 29 de abril de 2021, uma quinta-feira fiz a instalação do recém-lançado Summoners War: Lost Centuria e comecei a jogar. Com um sistema de batalha parecido com o que temos em Clash Royale, mas com algumas mecânicas novas o jogo conseguiu me motivar. E assim gastei boas horas jogando durante este último mês.

Por isso resolvi criar esse post para contar a minha experiência no jogo e tirar algumas dúvidas de quem está pensando em começar.

Sistema de Cartas

De início recebi bastante bônus em Crystal que é a principal moeda do jogo e assim liberei boas cartas e elevei o nível de algumas. Falando um pouco sobre as cartas, possuímos dois tipos, monstros e mágicas. E quando você destrava uma carta ela já possui um nível base de acordo com sua raridade, por exemplo, nível 1 para as normais e 7 para as lendárias.

lost-centuria-monstros

A raridade das cartas é dividida da seguinte forma:

  • Normal
  • Raro
  • Heroico
  • Lendário

E você pode evoluir o nível das suas cartas até o 15 que é o nível máximo do jogo atualmente.

Além disso, existem outras melhorias para fazer em suas cartas de monstros que é adicionar até 3 runas, que também possuem raridade e nível podendo melhorar vários atributos do monstro.

lost-centuria-monstro

E por fim, a carta de habilidade que pode destravar uma de três habilidades disponíveis para cada monstro. Eu acredito, que esse seja o upgrade que mais impacta no jogo. Pois, tem habilidade que reduz absurdamente o dano recebido e outra que até ressuscita aliados, por exemplo.

Modos de Jogo

Com essa base de informações sobre as cartas podemos continuar e falarmos sobre os modos de jogo, que são 3.

Modo individual

É uma pequena campanha e a cada vitória você destrava o “chefe” do capítulo para enfrentá-lo de tempos em tempos e coletar recursos.

Modo desafio

Fica disponível por alguns dias e você deve batalhar com outros jogadores equiparando o nível de cartas ao nível 10 e adicionando efeitos globais na partida. Sendo assim, você vai jogar contra diamantes e até desafiantes nesse modo.

E quanto mais vitórias você conquistar, melhores serão os prêmios recebidos. Só lembrando que caso você tenha 3 derrotas, não poderá mais jogar esse modo até a próxima vez que ele for habilitado.

Modo Duelo

Por fim, o modo duelo é onde você poderá enfrentar outros jogadores em partidas normais ou ranqueadas.

lost-centuria-modo-duelo

Outros recursos em Lost Centuria

Summoners War: Lost Centuria ainda possibilita a criação de alianças, que funciona como uma guilda onde você pode receber ou enviar cartas para outros aliados, receber moedas em troca disso e trocar por itens na loja da aliança. Esta é uma boa forma de melhorar suas cartas.

lost-centuria-home

Já no menu território, você poderá executar algumas missões disponíveis no escritório, e para cada missão uma categoria de monstro é solicitada e quando concluída você receberá uma quantidade de poeira mística ou dependendo do nível da missão até uma runa.

O monstro que você envia para missão continua habilitado para você usar nas batalhas, então não se preocupe e envie sempre suas composições mais fortes.

Com a poeira mística você poderá criar runas no edifício de criação, além disso, você possui a loja mágica onde você pode comprar algumas cartas que mudam todo dia.

E fechando o assunto recursos, possuímos o menu de evocação onde você poderá criar suas novas cartas, o menu missão onde ficam suas tarefas diárias e a opção TV que possibilita apostar em algumas partidas utilizando cristais ou pedras de mana para ganhar novas cartas.

Jornada nas Ranqueadas

Aqui começou minha alegria e minha maior tristeza. Após aprender bem sobre o sistema de batalha e como funciona o contra-ataque comecei a jogar partidas ranqueadas.

De início me dei bem e consegui subir rapidamente pelos elos iniciais, e quanto mais subia, mais bônus destrava e consequentemente melhorava minhas cartas e assim continuava a escalada.

Mas como nem tudo são flores, o jogo começou apresentar alguns travamentos durante as batalhas e isso parecia que só me afetava já que o inimigo conseguia jogar normalmente. De início pensei que fosse minha internet, mas fiz alguns testes e percebi que não, era realmente um problema no jogo.

Bom mesmo assim, me mantive empolgado já que até então não havia gastado um único centavo e estava conseguindo subir de ranking.

Chegar e sair do prata, mesmo com os travamentos não foi um problema, mas no ouro a coisa já começou a mudar um pouquinho. Com um nível de jogador maior qualquer erro custa caro e quando os travamentos ocorriam era derrota na certa. Então gastei cerca de 1 semana e consegui passar pelo ouro e chegar até o Diamante.

Mas aí começou minha decepção com o jogo, foi uma mudança brutal, praticamente todos os jogadores possuíam monstros no nível 9 ou 10 e cartas de habilidade raras e heroicas em quase todas as criaturas.

E foi nesse ponto que percebi que o jogo é Pay to Win. Quando você acessa a loja logo percebe que pode comprar qualquer coisa, desde cartas lendárias até cartas de habilidade.

Isso torna o jogo entediante e cansativo para que não quer gastar dinheiro no jogo, pois conquistar qualquer coisa a partir desse ponto demora muito.

Você já não tem mais o modo individual para ganhar algumas cartas e como não sobe facilmente de ranking não recebe os bônus da escalada. Consequentemente fica com seus monstros estagnados.

As quantidades de cartas para evoluir seus monstros passam para 100 ou 150 para as normais e 25 ou 40 paras as raras e mesmo com a ajuda da aliança, demora muito consegui-las.

Nesse ponto, tudo no jogo demora e você espera ou gasta e muita gente prefere a segunda opção e isso te afunda ainda mais.

Compensa jogar Summoners War: Lost Centuria?

Bom não existe resposta definitiva para essa pergunta, porque vai depender de qual estilo de jogador você é.

Se você não vê problema em gastar uma grana ou tem muita paciência e tempo esse jogo pode ser muito bom. Mas, lembre-se que mesmo pagando os problemas de travamento ainda ocorrerão, até que a empresa resolva isso.

Agora se você é do tipo casual, que não gosta de gastar em jogos é bom fugir de Lost Centuria porque duas coisas te esperam, frustração e raiva.

Se você jogou Lost Centuria deixe nos comentários as suas impressões do jogo e em que elo está. E o que pensa sobre o jogo ser Pay to Win? Para quem ainda não baixou e quer conhecer o jogo está disponível no link.

Deixe um Comentário

Author

Desenvolvedor de Software, Gamer, Fã de eSports e Criador de Conteúdo. Criei o Android Play e outros sites para levar informações precisas para o público Gamer em todas as plataformas.