Xbox Game Streaming chegou ao Android após ter sido expulso por violações da App Store. O serviço da Microsoft permite que você jogue todos os jogos do seu Xbox no seu celular, além disso, tudo indica que o serviço não terá um custo inicialmente.

Funcionamento do Xbox Game Streaming

Certamente podemos afirmar que o Xbox Game Streaming é uma extensão do Project xCloud; o serviço pago de jogos na nuvem da Microsoft. Mas os dois possuem características bem distintas!

Inicialmente para que você possa testar o serviço de streaming gratuito da Microsoft, você precisa ter o jogo físico ou gravado no seu Xbox. Isso porque o Game Streaming não trabalha como um serviço de nuvem, ele apenas lhe projetar os seus jogos no seu celular ou tablet Android!

Portanto você já deve estar imaginando que para ter acesso ao serviço de streaming você tem que possuir um Xbox. Infelizmente essa não é a única condição do serviço. Além de possuir um Xbox One, você também deve ter:

  • O serviço de Xbox Inside ativo.
  • Dispositivo móvel com Android 6.0 ou superior e Bluetooth versão 4.
  • Aplicativo do Game Streaming instalado no seu dispositivo móvel.
  • Controle sem fio Xbox (ele deve ser compatível também com Bluetooth).
  • Conexão com a internet (Wi-fi ou dados móveis) estável.

Com tudo isso em mãos, você só precisa acessar o aplicativo no seu dispositivo Android e aproveitar os seus jogos! Mas cuidado, caso você queira jogar um jogo no qual você só o possua em disco físico, o jogo deve estar na bandeja do seu Xbox para que você possa ter acesso a ele remotamente.

Eu sei que tudo parece ser magicamente lindo nesse novo universo que a Microsoft abriu, mas infelizmente não é. O serviço já apresenta erros ao tentar ser instalados em versões do Android modificadas como é o caso de TVs Android, emuladores como o Bluestacks e dispositivos da Amazon que usam o Fire ou o Chrome OS…

Segundo a empresa esse erro está ocorrendo porque o serviço não tem suporte para essas versões modificadas do Android. Ao que parece a Microsoft está trabalhando nisso, já que excluiu essa resposta das suas redes sociais e não há nenhuma menção a essa “exceção” no seu site oficial do streaming.

Project xCloud

Se você se interessou para saber o que  é o Project xCloud e o porque as pessoas estão confundindo tanto os dois serviços. Aqui está um breve resumo:

Project xCloud é uma iniciativa da Microsoft para rodar os jogos do Xbox 100% na nuvem! Ou seja, você não precisaria de todos os requisitos citados acima para rodar jogos do Xbox aonde quiser.

O funcionamento do xCloud ocorre basicamente como qualquer serviço de streaming, um servidor na nuvem lhe mandará todas as informações que você está buscando e assim você poderá jogar qualquer jogo sem se preocupar com nada (Você pode imaginar uma Netflix de jogos, para entender melhor). Fazendo uma breve comparação, o xCloud é, basicamente, uma espécie de Google Play Pass mas na nuvem e para os jogos do Xbox.

Além da vantagem de não precisar de um Xbox para jogar nos dispositivos Android, no xCloud você pode jogar todos os jogos da EA (Electronic Arts) sem custo adicional. Isso porque as duas empresas fizeram uma parceria incrível onde basta você ser assinante do Xbox Game Pass Ultimate para ter acesso a qualquer jogo do Xbox que deseja. O serviço nessas condições custa atualmente R$44,99 por mês.

Os dois serviços prometem a você a mesma experiência e jogabilidade encontrada no Xbox no seu celular, caso você queira testá-lo aqui está o download.

Siga nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre o universo dos games mobile!

Deixe um Comentário

Author

Apaixonado por games desde o Super Nintendo, atualmente um jogador assíduo de LOL e Battle Royale em geral. Além de estudante de TI nas horas vagas.