As distribuições Linux estão avançando cada vez mais em relação a sua compatibilidade a jogos. Um grande exemplo disso é o POP OS!; uma distro criada com um foco no público gamer. Mas apesar disso, ainda não há muitas opções de emuladores como acontece no Windows ou MAC. Entretanto, essa é uma realidade que parece estar chegando ao fim com o surgimento do Android in a box.

Novo emulador Free Fire Linux

emulador free fire linux

O Android in a box é um container que permite rodar todos os aplicativos do Android no Linux. Apesar da ideia de ter um novo emulador Free Fire no Linux ser incrível, a aplicação do Android in a box ainda não está completamente desenvolvida! Portanto, você não conseguirá rodá-lo em todas as distribuições Linux.

Atualmente o novo emulador foi projetado e está rodando perfeitamente no Ubuntu. Mas isso não quer dizer que você não possa testar em outras distribuições! No site oficial do projeto, os desenvolvedores  pedem para que você envie os erros encontrados na sua distribuição para que sejam corrigidos.

Pode ser que você rode alguma distribuição baseada no Ubuntu como é o caso do Ubuntu budgie e o lubuntu. Teoricamente essas distribuições  possuem a capacidade de executar as aplicações no emulador igualmente ao Ubuntu.

Funcionamento  do Android in a box

Você pode estar se perguntando o que é um container. De forma simples, um container é uma forma de virtualização que empacota os aplicativos e utiliza os recursos do seu sistema para executá-los. Mas saber isso não é realmente importante para que você consiga utilizar o novo emulador Free Fire Linux!

Para conseguir rodar os aplicativos no emulador, você precisará do APK. Isso porque o emulador não possui parceria com a Google, ou seja, ele não tem permissão para rodar nativamente a Google Play. Mas apesar disso, você pode instalar a Google Play no Android in a box.

A instalação de APKs no emulador é bastante simples. Primeiro você precisa baixar o Android Debug Bridge (adb).  Após isso e o download finalizado do jogo, você só precisará rodar o seguinte comando:

$ adb install path/to/my-app.apk

Com isso o APP estará disponível no menu do seu Android in a box. Depois da primeira execução do APP, ele poderá ser facilmente encontrado no menu do seu sistema. Mas apesar de ser uma iniciativa simples e bem mais prática do que instalar uma máquina virtual como o PrimeOS, ainda não se tem constância nenhuma.

Ou seja, a sua gameplay pode encontrar travamentos, lags ou outros problemas de execução. Apesar de estar andando em passos lentos, o Android in a box é uma solução simples, gratuita e que executa as aplicações de forma mais fluida do que a maioria dos emuladores disponíveis para o Linux.

 

Você conhece algum outro emulador que  esteja engatinhando e mereça a nossa atenção? Comenta aí o nome dele para que a gente possa testar!

 

 

Author

Apaixonado por games desde o Super Nintendo, atualmente um jogador assíduo de LOL e Battle Royale em geral. Além de estudante de TI nas horas vagas.