A Samsung anunciou juntamente ao lançamento do Galaxy Note 10, que lançaria o PlayGalaxy Link. O lançamento do novo smartphone da marca aconteceu em 7 de agosto deste ano, mas o lançamento do streaming de games, ocorreu apenas em setembro, como foi dito que aconteceria.

O que o PlayGalxy Link faz

Você deve está se perguntando o motivo para um site de games mobile está falando de um aplicativo para celular. Eu sei que isso pode parecer um pouco fora do nosso foco, mas é aí que você se engana!

O PlayGalxy Link, surge junto com um mercado totalmente novo para os games mobile. A possibilidade de jogar os seus jogos do PC no celular!

Parece meio utópico essa ideia toda, ou inviável, já que ele foi lançado para um aparelho que custa em média 4 a 5 mil reais, no site oficial da Samsung. Mas não é, a samsung realmente fez isso acontecer através de conexões wi-fi ou de dados móveis entre o seu computador e seu celular. Além disso, está expandindo os aparelhos aptos para receberem o aplicativo do PlayGalaxy Link.

Atualmente apenas os aparelhos mais caros da marca estão recebendo o streaming, mas esperamos que aparelhos medianos da Samsung também sejam compatíveis com o Playgalaxy Link. Os aparelhos compatíveis até hoje são: Galaxy S10e, S10, S10+, Note 10/10, Galaxy Fold, S9, Note 9, A9.

Infelizmente o streaming da Samsung ainda está em fase de teste beta e está disponível apenas nos Estados Unidos e na Coreia. Mas para que você já fique por dentro de como utilizá-lo quando chegar ao nosso país, iremos fazer um tutorial básico de como utilizar o streaming.

Como usar o PlayGalaxy Link

Obviamente para utilizar o streaming da Samsung, você precisará ter um computador com jogos instalados, e um celular que seja compatível com o PlayGalaxy Link.

Especificações do computador

A primeira coisa que você deve parar para analisar antes de se empolgar com a ideia de jogar os seus games favoritos do computador no celular, é qual sistema operacional você possui. Isso porque, certamente a Samsung não rodará o PlayGalaxy Link em um Mac, por questões óbvias… Enfim. Atualmente o aplicativo para PCs está disponível apenas para Windows, não sabemos se estará para Linux.

Após ter certeza que o seu computador é Windows, você precisará ter basicamente, para rodar os jogos com perfeição no seu celular, os requisitos abaixo:

  • SO: Windows 10
  • CPU: Intel Core i5
  • GPU: NVIDIA GPU NVIDIA GTX 1060 / AMD Radeon RX 550 
  • Memória: 8GB

Lembrando que estes são os requisitos mínimos que o seu PC deve ter para rodar o aplicativo do streaming.

Tendo tudo isso verificado, basta baixar o aplicativo para PC no site oficial do PlayGalaxy Link e instalá-lo na sua máquina. E então, entrar nele com o seu usuário Samsung. O processo de localização dos seus jogos no PC é totalmente automático, então você não terá que se preocupar em localizá-los.

O celular é o passo mais simples do streaming

Este último passo é bastante simples e não requer grandes instruções.

Primeiramente você deverá ter um dos aparelhos Samsung que foram citados acima. Logo após isso basta localizar o aplicativo do streaming na Google Play digitando o seu nome e baixá-lo. Agora basta entrar com o seu usuário Samsung e terá todos os seus jogos do PC disponíveis na palma da sua mão.

PlayGalaxy Link pode não ser isso tudo

A Samsung, de fato, teve uma ótima iniciativa em querer trazer um streaming que consiga fazer o que o PlayGalaxy Link faz. Mas pecou em muitos aspectos.

Tudo bem que o objetivo do streaming não é atingir o grande público, mas sim quem gosta de jogar tanto pelo celular como pelo PC. Mas os aparelhos que estão disponíveis para o aplicativo, trazendo para a realidade brasileira, são realmente inviáveis para a maioria dos jogadores. Sem falar que a configuração mínima do PC também é uma configuração que roda jogos pesados como Prey, e o custo de um PC desses é quase o mesmo de um celular da lista dos que aceitam o streaming.

Outro ponto mega chato que fica evidente no site oficial do PlayGalaxy Link, é que ele foi feito para jogar com acessórios. No site encontramos o anúncio de um controle para Galaxy que é excelente, mas não sei se é realmente a experiência que eu como usuário quero. Afinal, a maioria dos games para PC eu posso jogar com um controle do Xbox no Windows. Vale ressaltar que também é possível jogar utilizando os controles na tela do seu celular, mas é uma experiencia bem inferior aparentemente.

De qualquer forma estamos ansiosos para ver os próximos passos desse streaming que prometeu revolucionar a relação com os games no android, e até o momento é apresentado como totalmente gratuito.

O que você achou? Acredita que vale a pena testar? Diz aí pra gente nos comentários, e aproveita pra seguir nossas redes sociais pra acompanhar cada passo do PlayGalaxy Link.

Deixe um Comentário

Author

Apaixonado por games desde o Super Nintendo, atualmente um jogador assíduo de LOL e Battle Royale em geral. Além de estudante de TI nas horas vagas.