Não é segredo pra ninguém que a Epic Games vem brigando com a Google a um tempo, a desenvolvedora chegou até a ameaçar processar a gigante de buscas. Tudo isso porque a empresa começou a avisar aos usuários do Android que o instalador Epic poderia oferecer riscos à privacidade e segurança dos usuários; aquele aplicativo do site da Epic que você baixa Fortnite e outros jogos da desenvolvedora. Certamente a medida fez com que os novos e velhos usuários do jogo tivessem um certo receio de baixar ou atualizar o aplicativo da Epic Games para instalar o Fortnite. Obrigando a desenvolvedora ceder a pressão da Google e disponibilizar, depois de muita negação, o jogo na Google Play.

Mas se você pensa que tudo acabou aí, está muito enganado. A Epic prometeu que tomaria todas as medidas possíveis para conseguir se desvencilhar desse sistema obrigatório da Google. Isso porque segundo a empresa, as taxas cobradas pela Google são abusivas, pois exigem cerca de 30% do valor das compras realizadas no jogo. Além disso o jogo não pode conter nenhum tipo de anúncio que indique outra forma de compras ao usuário; como por exemplo: comprar o item por um preço mais barato no jogo disponível ela Epic através do seu instalador oficial. Vale lembrar que essa não é uma medida apenas da Google, a Apple também segue os mesmos princípios.

Foi com toda esses problemas a serem enfrentados que a Epic Games pensou em uma solução para que Fortnite continuasse lhe dando um bom lucro. Mas isso lhe custou a permanência nos serviços da Google e Apple.

Fortnite banido da Google Play e App Store

Com essa atitude da Epic, seria muita ingenuidade nossa não pensar que a desenvolvedora sabia que o jogo seria banido das plataformas. Isso porque, claramente, a solução encontrada fere os princípios das duas empresas. Além disso a medida ainda deve favorecer a desenvolvedora nas questões judiciais.

Certamente com tudo isso em mente, a Epic Games tomou a decisão de atualizar o Fortnite com uma nova forma de pagamento, veja no site oficial. Essa opção traz as moedas utilizadas pelo jogo com por um preço bem mais em conta, como você pode ver na imagem logo abaixo. Apesar da imagem abaixo estar relacionada com o serviço a Apple, os usuários do Android também visualizaram uma mensagem parecida mas com a opção de pagamento pela Google Play.

Apesar de ferir claramente as regras das duas empresas, a Epic tentou camuflar a sua jogada fazendo a sua opção de compra parecesse uma espécie de “preço promocional”. Mas obviamente não foi o suficiente e acabou levando o jogo a ser banido das duas plataformas.

Briga legal

Logo após ser banida das duas plataformas de jogos mobile, a Epic entrou com uma ação judicial contra as duas empresas. A desenvolvedora alega que as taxas são abusivas e também questiona o monopólio que as empresas exercem sobre a plataforma mobile; pois as duas empresas concentram e comandam todos os aplicativos e jogos que estão disponíveis nos Smartphones. Na teoria a Apple é a mais afetada nessa questão, já que o IOS só permite instalar aplicativos que estão disponíveis na App Store. Já o Android, apesar de ter a Google Play, também permite a instalação de APKs.

É certo que essa briga ainda está longe de terminar, e ao que tudo indica, Fortnite continuará banido das plataformas. Mas você ainda pode fazer o download do jogo pelo Instalador Epic, até mesmo para IOS.

Certamente a empresa queria que o seu antigo sistema voltasse a funcionar, já que ela não está preocupada com o quanto você desembolsa nos itens, mas sim o quanto eles receberão em cima do valor pago; e sem dúvida, o seu sistema antigo é bem mais lucrativo! Portanto, podemos dizer que “essa batalha” a Epic conseguiu vencer de uma forma um tanto quanto inteligente.

Ative as notificações do site e continue acompanhando nossos posts!

Deixe um Comentário

Author

Apaixonado por games desde o Super Nintendo, atualmente um jogador assíduo de LOL e Battle Royale em geral. Além de estudante de TI nas horas vagas.